sábado, 20 de junho de 2015

10 Dicas para Shows

magica, noticia, truque, ilusionismo, papo, brasil, tutorial, dicas para magica, como fazer magica, tutorial truques, shows de magica
Obs: este post é voltado aos iniciantes e semiprofissionais do mundo da mágica que apresentam shows de palco – uma ou outra coisa serve para mágica de rua e close-up. Se você já for profissional, provavelmente não haverá muita informação aqui para você absorver (mas pode ler a vontade!).

Quando as mãos de um ator tremem de nervoso, normalmente isso passa despercebido. Afinal de contas, as mãos geralmente não são um ponto focal da cena. Quando um mágico fica muito nervoso e começa a tremer, as cartas e moedas também tremem! E o público não consegue apreciar o show. Eles ficarão preocupados e desconfortáveis.

Seguem algumas dicas para acabar com essa tremedeira:

Dica # 1: Identifique Corretamente o Problema

Algumas pessoas entram no palco sem ficarem nervosas - muitas vezes, essas pessoas são mágicos terríveis! É totalmente normal, e até mesmo saudável, ficar nervoso antes de apresentar. Mas é muito fácil de pensar que o medo do palco é o seu principal problema. Se você olhar de perto, pode perceber que o verdadeiro problema, na maioria das vezes, é que você ainda não está preparado para isso.

Você está usando sleights (movimentos que não devem ser vistos) que consegue fazer e enganar o público facilmente? Eles estão cobertos na rotina por um forte misdirection? Você sabe exatamente o que você vai dizer, palavra por palavra, durante o truque? Se sua resposta não foi um sonoro sim para as três perguntas, você não tem medo do palco - tem bom senso! Uma parte de você, no fundo, sabe que ainda não está pronto para se apresentar.

O primeiro passo é treinar até que essas perguntas possam ser respondidas com um sim.

Dica # 2: Use Movimentos Simples

magica, noticia, truque, ilusionismo, papo, brasil, tutorial, dicas para magica, como fazer magica, tutorial truques, shows de magica, sleight of hand, movimentos com baralhoNa performance, favoreça as técnicas mais simples de serem realizadas. Ao incluir apenas sleights que você pode fazer facilmente nos momentos de grande pressão, você reduz o risco de fracassar, e assim, o medo. Para a maioria dos mágicos, isso significa favorecer os movimentos mais fáceis de aprender.

Além disso, esta abordagem permite que você use mais de sua energia para se conectar com o público diretamente. Estar presente mantém você em melhor controle tanto da sua mente como do seu corpo.

Depois de um tempo se apresentando, você começa a se sentir confiante para colocar um ou outro movimento mais complicado, pois terá uma base de algumas perfomances bem-sucedidas.

Dica # 3: Não abra com um material novo ou que você não tenha aperfeiçoado ao máximo

Os primeiros minutos do show definem como as próximas horas serão. Então a melhor coisa a se fazer é começar com algo que você já tenha intimidade, um truque mais antigo, e deixar o material que te deixa um pouco mais inseguro para o meio do show.

Dica # 4: Crie um Ritual para Relaxar Antes do Show

magica, noticia, truque, ilusionismo, papo, brasil, tutorial, dicas para magica, como fazer magica, tutorial truques, shows de magica, relaxar, Se você está trabalhando com material novo, ou é inexperiente, ou seu cão acabou de morrer - ou qualquer outro motivo que queira colocar aqui - o tempo de pré-show é seu e você deve usá-lo para ajudar a garantir a entrega de um bom e grande espetáculo. Se precisa se sentar para acalmar, sente-se. Se precisa deste tempo para executar suas falas de novo, faça isso. Se precisar usar o banheiro, use. Como você se sente muda como você apresentará e melhora sua disposição na hora.

Dica # 5: Faça uma Apresentação Decorada

A maioria das pessoas não gostam de fazer um script, nem que seja para um único truque. Mesmo assim, ter um texto pronto deixa a apresentação em um modo mais “automático” e menos imprevisível.

Claro, um script pode fazer você parecer um pouco ensaiado e não tão espontâneo. Essa espontaneidade pode ser desenvolvida ao longo do tempo, mas se você não sabe exatamente o quê e quais linhas dizer, ou as perguntas e piadas que vai usar para cobrir seus movimentos secretos, é claro que você ficará apavorado! Além disso, você não irá se conectar com o público, porque estará ocupado pensando demais no que falar.

Dica # 6: Faça Contato Visual de Verdade

Contato com os olhos pode parecer fácil de falsificar. Fazer uma varredura geral do salão pode até parecer real, mas é realmente apenas olhar por cima de um borrão de rostos. 
Ao longo de todo o show, tente fazer contato visual de verdade com o maior número de espectadores possível. Quase imediatamente você vai descobrir que esta prática irá mantê-lo ligado à terra e presente, vai acalmar seus nervos e também relaxar suas mãos.

Dica # 7: Aprenda a Detectar o “Crítico”

Este “crítico” não é aquele cara que tenta estragar a mágica, o tal do heckler, e sim você mesmo – no momento em que você entra no palco, deve esquecer se isso é uma boa fala ou se aquilo é um movimento adequado para se fazer, e se concentrar apenas em sua performance.

É difícil concentrar quando há uma crítica de tudo o que dizemos e fazemos correndo em nossas cabeças, e isso faz com que o foco ao público fique quase impossível.
O primeiro passo para trabalhar com o “crítico” é reconhecê-lo quando ele começa a atrapalhar seus truques. Aceite as críticas, mas lembre a ele que quando for a hora certa, fora da apresentação, ele terá a sua atenção e poderá dizer-lhe o que quer. Então, respire, volte ao presente e se concentre no que está fazendo naquele exato momento: entregando uma experiência mágica para o seu público.

Gravando suas apresentações é outra ótima maneira de trabalhar com o “crítico”. Quando alguma coisa acontece durante o show que faz ele surgir, você vai ser capaz de seguir em frente com mais facilidade, porque vai saber que tem o vídeo para rever mais tarde.

Dica # 9: Defina a Intenção Correta

O trabalho de um mágico é dar um presente especial ao público, é ajudá-lo a vivenciar algo fora do cotidiano.

Por que é que você faz mágica? Olhe lá no fundo, e se a sua resposta é muito, muito diferente dessa, talvez você precise pensar um pouco e fazer uma mudança. A partir do momento em que este é o seu objetivo, falhar uma ou outra vez não parece tão ruim quanto antes. Errar faz parte: faça uma piada sobre isso (“é a primeira vez que isso acontece de novo” ou “na loja ele funcionou direitinho”) e continue. Sem essa preocupação, a ansiedade antes do show acaba se tornando muito menor.

Dica # 10: Treine no Mundo Real

magica, noticia, truque, ilusionismo, papo, brasil, tutorial, dicas para magica, como fazer magica, tutorial truques, shows de magica, magica de ruaIsso mesmo. Em vez de treinar horas e horas na frente do espelho ou de uma câmera, vá para a rua. Lógico que você precisa treinar por um tempo sozinho em seu quarto para entender como o truque funciona, o que precisa esconder, o que pode mostrar etc. Mas após adquirir as noções básicas, vá se apresentar para pessoas de verdade. Um pouco de street magic não vai fazer mal.

Quanto mais apresentações fizer, mais acostumado com o público ficará, e isso, na hora de um show real, faz toda a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário