sábado, 16 de maio de 2015

10 Mágicos Lendários e Pouco Conhecidos

magica, noticia, truque, ilusionismo, papo, brasil, tutorial, joseph kolta, mágicos desconhecidos, mágicos famosos, john anderson, alexander herrmann, adelaide herrmann, doug henning
Harry Houdini, Penn & Teller, David Copperfield - estes são os grandes nomes que associamos com mágica, ilusão de palco e escapismo. 
Mas e aqueles que vieram antes? Quem foi o primeiro a tirar um coelho da cartola? Quem foi o primeiro a fazer uma mulher desaparecer? Quem foi a inspiração de Harry Houdini?

A seguir, uma lista retirada do site americano List Verse de alguns dos mais lendários mágicos do nosso milênio que não tornaram-se muito populares.

  • Joseph Buatier de Kolta 
magica, noticia, truque, ilusionismo, papo, brasil, tutorial, joseph kolta, mágicos desconhecidos, mágicos famosos

Joseph Buatier foi um mágico inglês bem conhecido durante as últimas décadas do século XIX. Ele quase virou padre, antes de desistir de seus estudos e se tornar um aprendiz do ilusionista húngaro De Kolta. Embora Buatier acabou adotando o nome artístico de seu mestre, o aluno se tornou maior que o professor, e acabou introduzindo muitos atos e truques que ainda estão em uso hoje.

Buatier foi o pioneiro em fazer uma lady desaparecer. Uma mulher sentava em uma cadeira de jantar e era coberta com um xale de seda. Depois de alguns gestos dramáticos, tanto a mulher como o xale desapareciam para nunca mais voltarem. Isso, junto com truques como passar um lenço através de uma garrafa, fez dele um nome familiar. Mágicos em toda Europa e Estados Unidos foram inspirados por ele e clamavam para aprender seus truques.

  • John Henry Anderson
magica, noticia, truque, ilusionismo, papo, brasil, tutorial, joseph kolta, mágicos desconhecidos, mágicos famosos, john anderson

Graças a este mágico e ator de teatro da Escócia temos o truque do coelho na cartola. Começando com 17 anos, em 1831, John Henry Anderson usou a publicidade para sua vantagem e rapidamente se tornou conhecido como Professor Anderson, o "Bruxo do Norte". Ele visitou Edimburgo, Glasgow e Londres com seu personagem de palco extravagante. Até se apresentou para a rainha Victoria. 

Anderson também adaptou o truque da pistola, em que alguém dispara uma bala da platéia e o mágico consegue pegá-la, bem como o truque da garrafa inesgotável, onde uma garrafa produz qualquer bebida sugerida por um membro da audiência.

No entanto, em uma apresentação no teatro Covent Garden, um de seus truques terminou desastrosamente quando o teto pegou fogo, queimando todo o teatro. Apesar de ser a causa direta do incêndio, sua popularidade só aumentou, e ele continuou a fazer turnês até perto de sua morte em 1874.

  • Giuseppe Pinetti de Wildalle
Este homem, mais conhecido como Pinetti, é simplesmente o fundador da escola clássica de mágica que conhecemos hoje. Nasceu em 1750, na Itália.

No final do século XVIII, enquanto estava em turnê, Pinetti desenvolveu truques excepcionais e dispositivos mecânicos (conhecidos como autômatos), que levaram seu público à loucura e estimulou muitas ilusionistas mais recentes a criar seus próprios dispositivos. Ele também foi um dos primeiros artistas de escape e predecessor de outros bem famosos, como Houdini.

Antes de sua morte na Rússia em 1800, ele escreveu um guia para a mágica contendo seus maiores atos, que ainda está disponível hoje sob o título Physical Amusements and Diverting Experiments.

  • Alexander Herrmann
magica, noticia, truque, ilusionismo, papo, brasil, tutorial, joseph kolta, mágicos desconhecidos, mágicos famosos, john anderson, alexander herrmann

Embora ficou conhecido por causa de seu famoso irmão Carl, Alexander acabou ultrapassando o triunfo de seu irmão mais velho, atingindo um recorde de 1.000 noites de performances consecutivas em Londres (quase 3 anos!). Além de viajar o mundo e acumular uma enorme fortuna, ele foi até convidado para se apresentar aos soberanos, incluindo o príncipe de Gales.

Ele era amado pelo público, particularmente pela sua capacidade de deslumbrar pessoas tirando coisas do ar bem debaixo de seus narizes. Ele também aperfeiçoou diversos truques bem conhecidos, como fazer as pessoas levitarem ou cremar sua assistente. Herrmann é lembrado por ser um dos primeiros mágicos que se recusou a credenciar qualquer de suas performances a algo sobrenatural, alegando que eram apenas truques.

  • Adelaide Herrmann
magica, noticia, truque, ilusionismo, papo, brasil, tutorial, joseph kolta, mágicos desconhecidos, mágicos famosos, john anderson, alexander herrmann, adelaide herrmann

Ao viajar para Londres em 1874, Alexander Herrmann se apaixonou por uma inglesa chamada Adelaide Scarsia. Não demorou muito para que ela se tornasse sua esposa e assistente, aparecendo como a estrela de todas as suas performances. Depois da morte de Alexander em 1896, Adelaide foi deixada sem um tostão, principalmente devido ao estilo de vida extravagante de Alexandre. Ela entrou em contato com o sobrinho de Alexander, Leon, e os dois embarcaram em uma turnê muito popular que acabou quando Leon decidiu formar seu próprio ato.

Então, Adelaide planejou cuidadosamente seu próprio repertório de truques e foi para a estrada, provando ser um sucesso nos EUA, Alemanha, Inglaterra e França. Ela era conhecida por sua capacidade de fazer as meninas desaparecem sem deixar vestígios, fazer o diabo aparecer em uma nuvem de fumaça, e fazer uma mulher em uma pintura saltar para fora da tela e dançar antes de voltar para o retrato. No momento em que seu show terminou em 1926, ela era conhecida como a "Rainha da Mágica."

  • Doug Henning
magica, noticia, truque, ilusionismo, papo, brasil, tutorial, joseph kolta, mágicos desconhecidos, mágicos famosos, john anderson, alexander herrmann, adelaide herrmann, doug henning

Renovar o deslumbramento do público com a mágica e ilusão era o principal objetivo de Henning, e ele o fez. Inspirado por Houdini e estreando no The Magic Show, na Broadway, ele realmente fez um nome  quando escapou de um recipiente de aço cheio de água em que havia sido colocado com as mãos e os pés algemados, ao vivo na televisão.

Referido como o "Peter Pan" de mágica, ele impressionou o público com atos como ser devorado por um tubarão, transformar pombas em coelhos, fazer cavalos voarem e depois desaparecem, fazer com que as mulheres levitassem, e transformar pessoas em pedra. Seu ato mais conhecido era a Metamorphosis, em que sua assistente era algemada, colocada em um saco dentro de uma caixa e, quase instantaneamente, ela trocava de lugar com Henning.

  • Le Roy, Talma e Bosco
magica, noticia, truque, ilusionismo, papo, brasil, tutorial, joseph kolta, mágicos desconhecidos, mágicos famosos, john anderson, alexander herrmann, adelaide herrmann, doug henning

Nascido na Bélgica em 1865, Le Roy não só se tornou um mágico bem sucedido, mas também um inventor brilhante de alguns dos truques mais fascinantes do mundo, incluindo o Duck Pan (um recipiente vazio que produz pequenos objetos e animais) e o Gabinete Moderno (um truque onde pessoas são produzidas de dentro de um armário vazio). Um de seus truques mais famosos, Asrah, fazia sua assistente levitar sobre uma cama e subitamente desaparecer.

Após seu casamento com Mercedes Talma em 1890, ele se tornou parte do trio Le Roy, Talma e Bosco. Sua esposa Talma, uma perita em close-up e manipulação de moedas, não era uma assistente,  e sim uma das principais artistas do grupo (o que era estranho para a época), conhecida por produzir uma chuva de moedas de seus dedos. Leon Bosco se juntou a eles, e além de criar um humor pastelão ao show, ganhava o público quando trocava as cabeças de dois pássaros vivos diante da platéia.

  • Robert Heller

magica, noticia, truque, ilusionismo, papo, brasil, tutorial, joseph kolta, mágicos desconhecidos, mágicos famosos, john anderson, alexander herrmann, adelaide herrmann, doug henning, robert heller

Nascido William Henry Palmer em 1828, este pianista fez sucesso como músico, mas desenvolveu uma paixão pela mágica e ilusão que foi iniciada após assistir a um show do famoso Jean Eugene Robert-Houdin.

Depois que se mudou para os Estados Unidos, a carreira de Heller realmente decolou, embora suas primeiras apresentações fossem feitas com uma peruca preta, bigode tingido, e um sotaque francês. Não demorou muito antes de ele se tornar uma sensação internacional com performances constituídas de truques de mágica e peças de piano. Parte do que distinguia suas performances era a atmosfera mística que ele criava, misturando uma aura de ciência e sobrenatural (embora ele nunca tenha afirmado que seus truques foram realizados por meio das artes das trevas). Em seu auge, no final dos anos 1860, ele até se apresentou em Paris para Napoleão III.

Em 1878, dois dias depois de adoecer durante um de seus shows, Heller morreu tragicamente, embora tenha deixado um legado para muitos seguirem.

  • Howard Thurston
magica, noticia, truque, ilusionismo, papo, brasil, tutorial, joseph kolta, mágicos desconhecidos, mágicos famosos, john anderson, alexander herrmann, adelaide herrmann, doug henning, thurston

Chamado de "o maior mágico do mundo" e o "rei das cartas", Howard Thurston era mais famoso do que Houdini em seu auge. Nascido em 1869, Thurston fugiu de casa em uma idade precoce e se juntou ao circo. Embora ele amasse mágica e até mesmo tenha viajado pelos Estados Unidos com um pequeno ato, foi um passeio circense pela Europa que fez dele um sucesso em todo o continente e deu-lhe os recursos para percorrer o mundo. Com um show magnífico ele cresceu ainda mais em popularidade depois que tornou-se o sucessor do mágico americano Harry Kellar.

  • Harry Kellar
magica, noticia, truque, ilusionismo, papo, brasil, tutorial, joseph kolta, mágicos desconhecidos, mágicos famosos, john anderson, alexander herrmann, adelaide herrmann, doug henning, harry kellar
Harry Kellar era tão lendário que Harry Houdini olhava para ele como um pai profissional. Nascido na Pensilvânia, Kellar era uma criança travessa. Com apenas 10 anos, depois que uma de suas traquinagens deu errado e resultou em um buraco no chão da farmácia que trabalhava, ele decidiu fugir.

Quando chegou em Nova York, ele encontrou-se deslumbrado uma noite por um show de mágica e decidiu tornar-se um mágico também. Com quase nenhum dinheiro, usando equipamento emprestado e geralmente fugindo de credores, Kellar realizava shows por conta própria e com grupos antes de se estabelecer com os Irmãos Davenport e Fay, que tinham se tornado famosos apresentando shows de palco.

Sua equipe com os dois irmãos provou ser uma experiência de mudança de vida, e ele deixou a trupe com um show de duas pessoas que mais tarde se transformou em um ato estrelado por apenas si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário