
Para os estudantes Thaís Queiroz, 28 anos, Guilherme Ávila, 25, e João Sigora, 26, aprender pode, literalmente, ser algo mágico. Os alunos da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram um kit para ensinar noções de matemática, raciocínio lógico, coordenação motora e outros conhecimentos a crianças, a partir de truques de mágica. A ideia foi inscrita no prêmio norte-americano Hult Prize — a maior competição universitária do mundo — e, este mês, foi selecionada entre 20 mil outros projetos para participar da etapa regional da competição. O evento será em Dubai, nos Emirados Árabes, em 13 e 14 de março. Entre as 250 equipes na semifinal, há apenas mais uma formada por brasileiros, da Universidade de São Paulo (USP).
O Hult Prize é uma aceleradora de startups, patrocinada pela Clinton Global Initiative — organização do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. O objetivo do prêmio é incentivar jovens empreendedores sociais em escala global. As fases regionais da competição ocorrem em cinco cidades no mundo: Boston, São Francisco, Londres, Xangai e Dubai. Os primeiros colocados em cada uma dessas localidades participam da final mundial, em Nova York. A equipe vencedora recebe US$ 1 milhão para o desenvolvimento do projeto. A cada edição, a competição traz um desafio de uma área específica. Este ano, o tema escolhido foi a educação primária.
Os três alunos brasilienses se conheceram na UnB — onde dois deles fazem pós-graduação. Thaís e João se formaram em relações internacionais e, atualmente, são funcionários públicos. Guilherme graduou-se em economia e trabalha como ilusionista profissional, apresentando-se em eventos empresariais. Eles sempre tiveram interesse em projetos sociais e, ao ficarem sabendo do Hult Prize, decidiram participar. “Queríamos uma ideia que tivesse um impacto positivo em comunidades carentes. No Brasil, crianças nascidas em famílias de alta renda têm mais oportunidades e incentivos educativos que aquelas mais pobres. Com o kit de mágica, queremos ajudar a nivelar essa situação”, descreve Thaís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário