quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Levitação Científica

onda, ultrassonica, magica, levitacao, noticia

Para aqueles que querem um pouco mais de ciência em sua performance de levitação, a Wired (revista americana) acabou de publicar uma notícia de um grupo da Universidade de São Paulo (USP) que está aprimorando a levitação, usada para fins científicos e, talvez no futuro, para fins industriais.

Em 2012, a fim de auxiliar os desenvolvimentos de remédios, os cientistas do Departamento de Energia Argonne National Laboratory, dos Estados Unidos, usaram ondas sonoras para levitar gotas de solução contendo diferentes produtos farmacêuticos.

Para esta experiência, as superfícies dos "levitadores" acústicos foram cuidadosamente alinhados de tal modo que duas ondas se encontram, uma vindo de baixo e a outra, refletida, vindo de cima, permitindo que qualquer objeto colocado ali pare.


Desta vez, em um artigo publicado este ano na revista Applied Physics Letters, pesquisadores da USP, afirmaram que encontraram uma forma de levitar objetos sem os mecanismos estarem perfeitamente alinhados. Pode não parecer um salto impressionante de inovação, mas os pesquisadores disseram que o uso de uma levitação acústica não-ressonante irá permitir mais flexibilidade.

Esta nova metodologia significa que os pesquisadores poderão mover o refletor ao redor, e controlar os movimentos de qualquer objeto que eles estão levitando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário